É um diálogo ou uma disputa?

Dialogar é um exercício que envolve a combinação de diversas habilidades.

Percepção de si (o que eu comunico? como eu faço isso? que sinais emito?)
Percepção do outro (como o outro está sendo afetado pelo que eu faço e falo? que sinais verbais e não verbais o outro emite? como eles me afetam?)
Escuta ativa (estou aberto e disponível para qualquer coisa que o outro vai comunicar? demonstro acolhimento e empatia? comunico que ouvi atentamente o que foi comunicado?)
Flexibilidade cognitiva (disponibilidade de pensar a mesma situação por diferentes ângulos, de vestir os óculos do outro e aprender com outras formas de olhar, com o repertório do outro)
Intenção de convergir (diálogo é uma conversa colaborativa, não é uma disputa, convergir é buscar intenções comuns, não é igual a “concordar” com tudo que o outro diz)

O objetivo do diálogo não é ver quem ganha no final, quem tem razão, quem convenceu quem, mas sim ampliar as perspectivas dos envolvidos e, principalmente, fortalecer a conexão entre eles (aproximar e reforçar vínculo).

Nem toda conversa vira diálogo. Algumas são debates (busca por uma conclusão única) e outras são discussões (expressão visível de conflitos presentes na interação).

Se o que você procura é construir Confiança, Colaboração e Interdependência, desenvolver sua capacidade de DIALOGAR é a grande pedida!

Este é um dos assuntos que abordamos no SafetyLAB, nosso encontro de Formação Didática para profissionais envolvidos com educação Saúde & Segurança no Trabalho.

Quer conhecer essa jornada? Clique aqui.

Anterior
Anterior

Prevenir problemas ou Praticar CUIDADO COM A VIDA?

Próximo
Próximo

Tudo mudou, menos nossa forma de Educar para o Comportamento Seguro