Cuidado não é MIMIMI não!

Estes dias alguém veio me dizer que não podia falar em "Liderança Cuidadora" na empresa porque os gerentes iam achar que seria essas conversas tipo “MIMIMI’, tipo tratar bem os funcionários, essas frescuras aí. Oi? É sério isso produção? 

Se você (ainda) pensa assim, deixa eu te contar 3 coisas que podem abrir um pouco sua mente e, quem sabe, te ajudar a repensar: 

1 - CONSIDERAÇÃO

Tratar as pessoas com cuidado e, principalmente, tomar decisões de gestão cuidando da integridade e da dignidade das vidas envolvidas nos processos de trabalho é considerar que estas pessoas são...pessoas! A mentalidade utilitarista nos negócios tende a te fazer olhar estes seres humanos como coisas. Uma “coisa de uniforme e crachá” que precisa trabalhar duro e com dedicação pois está recebendo para isso. E tem gente que trata o trabalhador assim e depois reclama que ele não “veste a camisa”. 

* Liderança Cuidadora começa com aprender a descoisificar as pessoas que estão envolvidas em seu raio de influência ou são impactadas indiretamente por suas decisões. E quando você ficar bom nisso, observe a forma como as pessoas estarão te olhando quando você chegar na sala de reunião ou na linha de produção. Observe o engajamento delas com os processos que você considera importantes. Depois me conta ;) 

2 - PERTENCIMENTO 

Na história da evolução humana há uma relação estreita entre a nossa necessidade de pertencer ao bando para aumentar a chance de sobreviver e a disposição para os membros do bando cuidem uns dos outros. Quando alguém está ferido, está confuso, está doente ou vulnerável num grupo de alta colaboração, os que estão fortes e saudáveis tendem a oferecer ajuda, alimento, proteção até que ele se recupere e possa contribuir cuidando também do bem estar de todos. 

No meu mundo isso se chama fraternidade, solidariedade, senso de propósito comum, alteridade, união, lealdade ao grupo, cooperação.

A tradução disso para a linguagem dos negócios deve ser algo como trabalho em equipe, comprometimento com resultado, poder contar com todos para isso ou aquilo, senso de dono, time de alta performance. Imagino que estas são coisas que te interessam como gestor. 

3. FOCO NO PROCESSO 

Quantas pessoas se machucaram no último ano para que esta linha de produtos tenha chegado às prateleiras das lojas. O quanto de pressão elas suportaram? Quanto sofrimento humano está por trás do nosso resultado fantástico do último tri? Somos capazes de produzir, e muito. Mas a que preço? Em quem paga o preço? Tendências como ESG vieram para contar ao mundo dos negócios que, para os investidores, não basta mais ter alta produtividade se o processo para obter este resultado for DESCUIDADO com a vida humana e todas as formas de vida. As coisas mudaram, meu amigo. E vão mudar ainda mais! E não é por livre escolha, mas por urgência e necessidade.

* Liderança Cuidadora é se tornar competente em dividir, com inteligência e sensibilidade, sua atenção como gestor entre os meios e os fins. O que precisamos fazer e como escolhemos fazer para que a qualidade do nosso processo aumente ainda mais o valor do nosso resultado.

Para todos nós, é tempo de dizer NÃO às práticas profissionais que dão à vida humana o lugar de “recurso”. Gente não é recurso, gente é Vida e a vida é preciosa. Não há mais tempo a perder, nem desculpas a dar. E começa por você.

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