Palestras

Chega um momento da caminhada que é preciso parar e refletir um pouco.  Olhar par trás, para frente e para o Agora de forma que seja possível avaliar as escolhas feitas, colher o frutos, relembrar coisas importantes, aprender um pouco mais, arrancar o que não serve ao curso da Vida e seguir adiante... Criar espaços de reflexão e ampliação da Consciência, no meio do turbilhão do dia a dia é muito mais do que uma simples tarefa na lista, é uma profunda necessidade humana.

As Palestras são momentos de Conscientização e Mobilização Humana altamente poderosos. São muito mais do que simples entretenimento ou tentativa de motivação vazia e manipulativa. A partir de um trabalho ético e educativo, bem amarrado didaticamente, somos capazes de criar uma "janela no tempo", um espaço especial de sensibilização no qual buscamos tocar as pessoas, provocar reflexões importantes, convidá-las a melhorarem suas escolhas e a seguirem seus caminhos cultivando Consciência e Cuidado, Consigo e com os Outros, na Vida e no Trabalho.  

abordagem didática é construída de forma customizada, com linguagem adequada ao tipo de público, conceitos fundamentados em estudos atuais, articulando com leveza e dinamismo ideias, imagens, exemplos, exercícios práticos e contação de histórias.

Todas as palestras foram preparadas para uma duração aproximada de 1h30m. 

 

Temas:

1. Comportamento Seguro no Trabalho 

O que leva as pessoas a agirem de forma insegura no ambiente de trabalho, arriscando suas vidas e de seu colegas? O que é preciso aprender e praticar para Comportar-se de forma Segura? Conheça as principais contribuições da Psicologia para a Segurança no Trabalho apresentadas de maneira simples e muito útil. Uma excelente estratégia de sensibilização para a Mudança de Comportamentos e Hábitos para profissionais de todos os níveis da organização. Ideal para eventos empresariais de grande porte como SIPATs, Semana de Saúde, lançamento de programas de Saúde e Segurança e de sensibilização de lideranças.   

 

2. Liderança e Cultura de Cuidado com a Vida

Mais do que compreender como e porque as pessoas fazem o que fazem, para que as organizações possam aperfeiçoar suas práticas de Saúde e Segurança no Trabalho é preciso desenvolver uma Liderança Cuidadora. As ações e investimentos na prevenção de doenças e acidentes, para serem efetivas, precisam sair da posição de "prioridade momentânea" para alcançarem o status de "valor", de "princípio de Gestão". Um líder comprometido com a proteção da Vida dos seus colaboradores precisa ser capaz de tomar decisões coerentes com este princípio, de influenciar a constância de boas práticas em prevenção e, acima de tudo, deve estar comprometido com ser um "bom exemplo".  Palestra elaborada especificamente para gestores, supervisores, diretores e demais lideranças de empresas de qualquer porte e segmento.

 

3. Cuidar de Mim: cultivando escolhas conscientes para lidar com Ansiedade, Estresse e Ritmo de Vida.  

Gerenciar a si mesmo é um dos grandes desafios do Ser Humano em nosso tempo. Pressa, correria, violência, pressão, obrigação de alcançar sucesso material e profissional são alguns dos agentes estressores mais presentes no cotidiano das pessoas que integram as organizações. Estudos científicos e organismos internacionais já evidenciaram há anos o forte impacto que  Estilo de Vida impõe sobre a Qualidade de Vida das Pessoas e sobre a Dinâmica das Organizações. O Auto-Cuidado é uma competência central para as pessoas que querem aprender a regular melhor o binômio Vida X Trabalho, que procuram potencializar sua contribuição para os negócios e sua satisfação com carreira & trabalho. Neste evento os participantes aprendem estratégias comprovadas, em conjunto com  técnicas simples, que permitem mudar para melhor sua relação com os desafios do dia-a-dia.  Esta oportunidade de reflexão cabe muito bem a todos os profissionais que estejam em busca de um melhor equilíbrio entre Vida Pessoal e Trabalho.

 

4. Atenção e Consciência: a Arte de Viver na Presença

 A natureza essencial da Mente Humana é a divagação. Durante o tempo que dirigimos de casa para o trabalho nossa mente desliza várias vezes entre memórias do passado e anseios de futuro. Poucos são os momentos que conseguimos nos manter conectados com o Aqui e Agora, ou seja, em estado de Plena Atenção. Os projetos mais recentes em Desenvolvimento Organizacional vêm apontando a desconexão e a falta de inteireza como um dos grandes obstáculos à inovação, à humanização dos processos organizacionais e à sustentabilidade. Um profissional que passa a maior parte do tempo perdido em divagações, idealizações e superficialidades certamente colherá como consequência disto a perda de foco, baixa produtividade, baixa satisfação com seu próprio desempenho, além é claro da potencialização do risco de envolver-se em acidentes e problemas em função das distrações. Atenção e Presença são como os músculos, com treinamento e prática podem ser muito fortalecidas. Neste evento lançaremos um olhar mais preciso sobre nossos níveis de atenção,  vivenciaremos algumas práticas e conheceremos os benefícios de uma vida baseada na Presença para a Saúde Mental e Integral. 

 

 

Quer saber mais? Entre em contato