Coaching

Eu sei o que fazer mas não sei como! Qual o caminho a seguir? Por onde começar? Como botar minha ideia em prática? O que me falta? Uma boa forma de transformar perguntas como estas em projetos pessoais e profissionais é mergulhar num trabalho de Coaching...

A primeira coisa a deixar claro nesta proposta é que não sou uma profissional de Coaching. Sou uma Psicóloga, com longo treinamento em psicoterapia e anos de vivência no mundo empresarial, que utiliza Coaching como uma Estratégia para auxiliar as pessoas obterem alguns tipos de resultados.

Dentro deste espaço, o Coaching é uma modalidade de trabalho que nos permite aliar Foco, Praticidade, Tempo Definido, Esforço Concentrado e Ferramentas Eficazes para alavancar Projetos Pessoais, Profissionais e promover Melhoria de Performance Individual, dentro e fora do Trabalho.

Esta abordagem é aplicável nas seguintes situações:

1. Vocação e Re-Design de Carreira

Ao contrário do que a maioria acredita, a Carreira é um caminho cíclico, cheio de altos e baixos, revisões, fins e recomeços. Este aqui é um espaço que se abre para apoiar os profissionais que estão atravessando momentos de insatisfação ou instabilidade em relação ao trabalho que realizam e sentem necessidade de rever gostos,  habilidades e estilo de vida, e anseiam por buscar novas oportunidades de fazer convergir: necessidades + realização pessoal + estilo de vida + contribuição para a sociedade. Isso inclui mudanças de área, de emprego, preparação para o empreendedorismo, início de carreira / pós-formatura, redefinição de escopo dentro da mesma empresa ou área de atuação, e até preparação para parar por um tempo! (Isso mesmo!). Fazer um período Sabático também é uma opção de carreira! 

 

2. Refinando Habilidades no Trabalho e na Vida

Muitos são os gestores, empresários, pequenos empreendedores e profissionais de alta-performance que se deparam, em algum momento da sua caminhada, com dificuldades pessoais para enfrentar situações complexas do dia a dia do trabalho. Lidar com conflitos, dar feedback, conduzir uma conversa difícil com um subordinado, se fazer respeitar pelo grupo, preparar-se para uma reunião importante são algumas situações comuns que acabam por gerar ansiedade, nervosismo, dúvidas e até sentimento de impotência. Alavancar este tipo de aprendizagem sem sempre é possível em Cursos e Treinamentos que geralmente não são tão focados nem personalizados. O Trabalho Individual de Desenvolvimento de Habilidades permite concentrar esforços de auto-conhecimento, aliado a técnicas adequadas, com o objetivo de proporcionar para o profissional a aprendizagem que ele tanto precisa, na medida certa de seu perfil e de sua necessidade.   

 

3. Liderança para Saúde e Segurança no Trabalho

Trata-se de uma modalidade de Coaching para Líderes de empresas que estão em busca de construir e solidificar uma Cultura de Cuidado com a Vida em suas organizações. Preparar um gestor habituado a ter como foco principal indicadores de produtividade para que passe a considerar, também, o foco em sustentabilidade não é tarefa simples nem rápida. Há uma urgência social e empresarial em criar formas mais eficazes de produzir, prevenindo perdas humanas, ambientais, de processo e de instalações. O pano de fundo deste cenário contém, ao mesmo tempo, a busca pela Ética e pela Eficiência. Uma gestão que pratica a Valorização da Vida como premissa básica para a tomada de decisões é pilar fundamental para que os ambientes de trabalho sejam realmente lugares dignos para os seres humanos que os integram. Uma abordagem individual soma-se às diretrizes, aos sistemas e programas como uma ferramenta estratégica de consolidação da "função segurança" na prática da gestão.   

 
O Coaching, nesta abordagem aqui proposta que é Integral e Fundamentada, é um belo caminho para fazer aproximar e harmonizar duas instâncias tão fundamentais para a valorização da existência humana: Vida e Trabalho.

 

Quer saber mais? Entre em contato