13
Dez

Ser Integral

 

Em meados de 2000, quando iniciei meu mergulho na física quântica, nas teorias sistêmicas, na holística, foi quando me deparei pela primeira vez com esta idéia. O ser humano visto por uma perspectiva MULTIDIMENSIONAL, também conhecida como INTEGRAL

O Ser Integral é aquele que se percebe como a inter-relação entre todas as dimensões do seu Ser: corpo físico, emocional, mental, espiritual, ambiental, social, planetário, universal....e por aí vai.
 
É uma forma de olhar o ser humano. O homem conecto, inteiro. E por que isso é tão importante?
 
Por que quase todas as "verdades" que conduzem silecionsamente as nossas vidas civilizadas e politicamente corretas vão em outro sentido. A mais evidente delas é a nossa forma de lidar com a saúde.
 
 

Em grande parte do tempo, nos percebemos separados de nosso corpo físico. Se "ele" adoece, a gente medica "ele" para ele melhorar e parar de atrapalhar os planos que temos para ele (ir trabalhar, sair a noite, comer algo que gostamos). É quase a mesma coisa que fazemos quando o carro estraga. Leva no mecânico e pronto.

Na educação isso também é visível. A professora cuida das informações que a criança precisa aprender. Se o menino estiver atravessando um momento emocional difícil chamam a psicóloga da escola. Se estiver indisciplinado, chamam a mãe. Cada um tenta cuidar de uma "parte" do menino, ou seja, tudo despedaçado.

E é assim a maior parte das pessoas vive: DESPEDAÇADA. O corpo dirige o carro, a cabeça faz contas para ver onde vai gastar o décimo terceiro e o coração está láááá longe na namorada que foi viajar. Há apenas um corpo dirigindo aquele carro. Quando o sujeito bate no carro da frente ao parar no sinal, não consegue nem imaginar como aquilo aconteceu. Batida estúpida, todos dizem. Ele simplesmente não viu.

Fico muito feliz e esperançosa por perceber que há vários esforços sendo empreendidos na direção de trazer esta "visão de homem" para a educação, para a saúde, para a forma como tratamos o sofrimento humano, para a forma como vivemos. Não quero mais ouvir alguém chegar no meu consultório e dizer: "doutora, vim aqui porque fui na médica e ela disse que eu não tenho NADA, é tudo PSICOLÓGICO!" 

Ai meu Deus ajude a humanidade a enxergar um palmo mais diante do seu nariz!  

Há muitos anos a ciência e os grandes pensadores de nosso tempo já nos provaram que, no nível da realidade sub-atômica, está tudo interligado. Estamos todos interligados. A realidade é muito maior e mais complexa do que podemos perceber.

Você com todos os seus "eus"
Você com as pessoas e o cercam
Você com o meio ambiente
Você com os políticos que roubam em Brasília
Tudo! Tudinho mesmo!   
 
Esta constatação nos faz pensar no nível de conexão que temos com aquilo que acontece em nossa volta, no nível de participação que temos na criação de nossas próprias realidades. 
 
É preciso recuperar, religar, reconectar os pedaços de nós mesmos, de nossos filhos, amores, amigos e clientes. Recuperar nossa capacidade de perceber a vida como ela é: íntegra.
 
É tempo de re-aprender a Viver por Inteiro.
Viva a religação! Viva a reconexão! Viva os corpos habitados por mente, alma e coração!