23
Abr

O desafio de Educar para o Comportamento Seguro no Trabalho

Meus queridos companheiros de letras e inspirações,É com muita satisfação que informo que a Segunda Edição Revista do meu livro "Comportamento Seguro" acaba de "sair do forno" e já está disponível nas livrarias. Este livro é um "filho querido" que surgiu em 2006 e rapidamente se esgotou, mostrando o tamanho da lacuna de produções deste tipo no Brasil. Agora ele está de volta, novo em folha!Vocês que me acompanham aqui…
11
Abr

A Dança da Raiva

Sobe um calor que toma a face, o coração se acelera a mil, a respiração fica ofegante e o corpo entra numa agitação impossível de conter. O estômago aperta e a única vontade genuína que se apresenta é a de gritar! ARGHHHH!Não, não estamos falando de um momento de paixão à primeira vista. Tampouco relatando o momento exato no qual uma pessoa acaba de descobrir que ganhou na loteria. Trata-se…
29
Out

Nem tanto o Céu, Nem tanto a Terra

Horizonte. Ponto onde o Céu beija a Terra. Sem fim e sem começo.Zona de intersecção na qual o celeste vai se tornando gradualmente terráqueo e o terráqueo se sutiliza e se expande para a não-forma do ar.Contemplar o horizonte me ensina sobre a busca sistêmica da Integração das Dualidades. Nossa mente tristemente treinada no cartesianismo teima em dizer: É isso OU aquilo! É Ceu OU Terra, não dá pra ser…
04
Jul

Aquilo que é, É! Aquilo que não é, NÃO É!

A verdade.Por ela muitos guerrearam, outros se sacrificaram, alguns ignoraram e outros sim, a experimentaram...   O peito como bússola!.....   Como são belos os momentos nos quais a vida no introduz à experiência de conectar Aquilo que É, como É. Por alguns instantes é possível tirar da frente os véus de ilusões, de desejos, de anseios desesperados por controlar o que virá e contemplar, simplesmente, aquilo que É. É…
27
Abr

O veneno das expectativas

Acompanhe a sequência:Altas Expectativas Decepções Frustração RaivaTristezaDesesperançaNovas Expectativas...Alguém aí experimentou a amarga sensação de rodopiar neste círculo vicioso?Esperar e se frustrar comigo, com os outros, com as coisas...Na mitologia grega os centauros aparecem como uma figura a nos auxiliar na compreensão deste mecanismo. Metade homem, metade animal, eles eram intensos, impulsivos e luxuriosos. Adoravam emoções fortes, festas e ninfas. Um dos seus passatempos prediletos era sair em bando com seus arcos atirando flexas…
29
Nov

Construindo meu Próprio Caminho

Para aqueles que assistiram à minha palestra "Construindo meu Próprio Caminho" no HUB Curitiba, em 28/11, e também para quem se interessa pelo tema e quer refletir um pouco a respeito, reúno abaixo um pequeno cardápio de opções.  Sirva-se à vontade, na medida daquilo que te toca, te chama, te faz algum sentido...afinal, é sobre o SENTIDO da vida e das escolhas que se trata tudo o que vem abaixo!Mito…
10
Out

Não é fácil ser sensível

 Há quem olhe para um ser sensível e pense: "nossa, que lindo, ele é sensível".E há quem olhe para um ser sensível e pense: "ai credo, que sensível que você é!!".Sensibilidade está longe de ser uma unanimidade dentre os atributos humanos.Virtude amada e desejada pelos músicos, curadores e poetas. Relegada à categoria de fraqueza pelos práticos e objetivamente realistas, esta qualidade anímica caminha lado a lado com outra que não é…
06
Set

E que a arte nos aponte uma resposta

"...e que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba. E que ninguém a tente complicar pois é preciso simplicidade para fazê-la florescer..." Desde o mais remotos tempos de minha experiência nesta jornada terrestre essas palavras ecoam nos meus ouvidos e nas minhas memórias. A beleza singela de algo que pode me apontar respostas, mesmo que não saiba quais são. A primeira frase é de um entendimento…
03
Ago

Educando a própria Vontade

  "A little less conversation, a little more action please!" Este antigo hit Elvis Presley faz uma provocação muito interessante: menos blablablá e mais ação!   Eis a tônica do trabalho com a Vontade humana: a AÇÃO. 'Força de vontade' e ' por vontade própria' são duas expressões comuns que seguem confirmando a presença do empenho, do esforço, da externalização da energia, enfim, do movimento ativo como manifestação da vontade. A Antroposofia de Rudolf Steiner olha para o…
19
Jul

Será que eu vou dar conta?

Sinto medo de você. Será que tenho medo de você ou tenho medo de não ser capaz de lidar com você, de lidar com a rejeição que pode vir de você, com a crítica ou com a agressão que pode vir de você?   Sinto medo diante de uma platéia lotada, tenho medo da platéia ou de não ser capaz de falar coisas que atendam as expectativas que as pessoas que estão lá sentadas…